segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cultura Suwiá

Olá queridas e queridos, 
Como é bom começar uma nova semana. Viemos cheias de energia pra bombar o blog pra vocês, é que hoje vamos inaugurar uma nova fase: pra cada dia da semana um novo post com assuntos variados e que faça parte do nosso universo.
Vai ficar assim:

Segundas: Cultura Suwiá, é nosso dia de dicas culturais, como livros que gostamos, filmes, exposições, ou seja, coisas e lugares que nos diverte e inspira.

Terças: Suwiá News, as novidades das coleções e da Suwiá.

Quartas: Suwiá Inc., sabe a tal da indústria da moda? Pois vamos meter a boca no trambone, moda não é feita somente de fotos, festas, poses, é uma cadeia imensa, você vai entender.

Quintas: THESUWIÁSHOW, nossos famosos vídeos, contando nosso dia a dia e com entrevistas com quem admiramos e queremos que vocês também conheçam.

Sexta: Chegou fim de semana, e você tem uma festa, casamento, viagem, e não sabe o que usar? Vamos mostrar, com nossas roupas claro, como montar um visual legal e sugerir peças para determinados corpos.

E para começar nosso Cultura Suwiá, apresentamos o texto sobre a Suwiá, e o museu que nos inspira e é fonte inesgotável para pesquisas: o MAE.

Suwiá
Suyá é uma tribo que hoje se localiza no Parque Indígena do Xingu – MT. É um povo guerreiro dessa região e descrito por outras tribos como pessoas altas e fortes, que usavam cabelos compridos e batoques nas orelhas e lábios.
Quando surgiu a oportunidade de criarmos uma marca de roupas femininas, pensamos, quais são suas características básicas?  Por mais delicada que seja, toda mulher carrega em seu interior uma força que ela mesma desconhece, tomando consciência disso em momentos de alegria plena (como ter um filho) ou dificuldades, mostrando que é uma verdadeira guerreira.
Suwiá, fundada em 2009, é uma homenagem as tribos brasileiras que ocupam o Brasil desde sempre. Assim como as tribos, as mulheres possuem características individuais, são diversos tamanhos, corpos e estilo de vida. E é isso que é faz nossas roupas diferentes, pois não nos preocupamos apenas com o que ela quer usar, mas como ficará no corpo ao se vestir. Fazemos roupas para mulheres reais.
Peças confortáveis, muitas feitas em tecidos naturais, detalhes de bordados manuais, muitas cores e acessórios, produzidos para realçar mais a beleza natural da mulher da tribo Brasil.

(colar indígena de passáros utilizado em rituais diversos)

Nossa inspiração para a Suwiá veio de uma visita que fizemos ao MAE, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Possui um acervo de aproximadamente 120 mil peças arqueológicas e etnográficas nativo-americanas, afro-brasileiras, da África, do Mediterrâneo e do Médio Oriente. Além da exposição você pode pesquisar na biblioteca ao lado que conta com livros maravilhosos, como o de Arte Plumária Indígena. E se você não tiver carteirinha para alugar é só pedir permissão pra um dos atendentes (que são muito educados e atenciosos) para fotografá-los.
Para saber mais: http://www.mae.usp.br/
Funciona de de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, fins de semana e feriados, das 10 às 16 horas, e fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita.

Beijos.
Carol Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário