Antes de começar o post de hoje quero lembrar que o GRANDE DIA CHEGOU. Mais tarde vamos publicar aqui a vencedora do look verão delícia da Suwiá. Aguardem!
(será que Brasil irá evoluir?)
Nosso tema de hoje é a indústria têxtil, certo? Como todos já estão cansado de saber (se você trabalha com modas e não sabe, volta a estudar!) essa indústria é a segunda maior do Brasil e uma das que mais gera empregos no mundo!
Fala-se muito em design/identidade brasileira, de como o Brasil está bombando lá "fora" e tals, não é demais? Mas e aqui "dentro"? Como estão as coisas? Uma verdadeira porcaria, falta infraestrutura para todos e os impostos sempre nas alturas. Como ousar querer ser um país referência de moda sendo que nem mão de obra capacitada estão sendo geradas? Quantas costureiras que moram em favelas, mal sabem ler e escrever, continuam costurando por R$0,50 a peça? Quer design, então capacita, ensina, mostra pra esse tantão de gente que está espalhada por ai, como fazer direito. Mas com cuidado para não virar "China", porque é isso que admira e faz brilhar os olhos de muitos industriais por ai, pagar pouco para que trabalhem muito.
(a Jane nossa modelista, piloteira e sangue bom! Rir é o melhor remédio)
Imagina que legal, você tem uma marca (pode ser pequenina como a nossa), chega em uma cooperativa de confecção (que tem apoio de muitos) que além de gerar emprego para a região, pode funcionar como escola cultural para todos e de formação para quem quer trabalhar no setor. As costureiras, cortadores (as), modelistas, não precisam se matar de costurar pra ganhar um pouquinho por peça, porque nessa cooperativa além do sálario recebem uma porcentagem do que foi faturado no mês. E unicórnios cor de rosa voam juntos com fadas e gnomos cantando e dançando....
É a velha história, um país só se desenvolve com educação, que consequentemente gera mais emprego.
Então Sr. Paulo Borges, quando entrevistar a presidenta Dilma de novo, esquece um pouco o tal do design brasileiro e questione mais sobre esse buraco na indústria, porque não dá mais para perder trabalho pra China ano após ano, porque o Brasil ainda não está preparado para suprir o que o mercado consome.
Dá uma olhadinha nessa notícia que legal: http://agenciabrasil.ebc.com.br/home?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&_56_groupId=19523&_56_articleId=3195240
E uma curiosidade: http://passadocurioso.blogspot.com/2009/03/o-alfaiate-frances-barthelemy.html
Um forte abraço para vocês que lutam essa guerra!
Beijo
Carol Piedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário